Novo Cartão de Liderança do Ministério dos Desbravadores

16/03/2020

Os cartões das Classes de Liderança do Ministério dos Desbravadores sofreram alterações, conforme já noticiado pela Divisão Sul-Americana - DSA.

Trazemos nesta matéria alguns pontos de alterações significativos que merecem total atenção de todos que almejam galgar os graus de liderança desse Ministério.

ALTERAÇÕES NA CLASSE DE LÍDER

O aspirante agora possui duas opções para fazer sua leitura anual da Bíblia para cumprimento do requisito do cartão. Ele pode optar entre fazer o Ano Bíblico Jovem ou ler a Bíblia completa no prazo de 2 anos.

Em relação às provas há duas alterações que merecem atenção. A primeira é sobre a prova do livro "Salvação e Serviço" que foi substituída por uma prova sobre o Manual Administrativo dos Desbravadores - MAD.

A segunda é sobre a prova do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA que não faz mais parte do novo cartão da Classe de Líder, foi substituída por um curso online sobre o ECA e que será realizado diretamente no Sistema de Gerenciamento de Clubes - SGC-EaD. O aspirante precisa apresentar o certificado impresso.

A reação à leitura do livro "Mensagens aos Jovens" foi substituída pela reação à leitura do livro "O Libertador" (Desejado de todas as nações versão atualizada, citado aqui apenas para efeito de conhecimento).

A especialidade de Arte de Pregação Cristã foi substituída pela especialidade de Arte de Contar Histórias Cristãs.

ALTERAÇÕES NA CLASSE DE LÍDER MÁSTER

Para iniciar ou se investir na classe de Líder Máster não existe mais a obrigatoriedade de ser investido nas Classes Avançadas.

O aspirante tem duas opções de fazer o Ano Bíblico: da forma convencional, através de leitura ou através de áudios.

Não há mais a necessidade da leitura completa do livro "A Ciência do Bom Viver", apenas alguns capítulos são selecionados para a leitura (ver o novo cartão). A reação à leitura desse livro também foi alterada passando a ser de apenas uma página (anteriormente era de 3 páginas).

O Mestrado em Saúde e o de Ciência e Tecnologia foram removidos da nova configuração do cartão de liderança na Classe de Líder Máster, não sendo mais necessário ao aspirante fazê-los.

A exigência da conclusão da Tese/Monografia de 15 a 20 páginas ou ministrar uma aula em um curso de Líder Máster, exigidas anteriormente, também foram removidas e não constam mais no novo cartão de liderança.

O aspirante a Líder Máster precisa escolher duas das sete áreas principais de abrangência para a sua formação e realizar os requisitos das áreas escolhidas.

ALTERAÇÕES NA CLASSE DE LÍDER MÁSTER AVANÇADO

O aspirante tem duas opções de fazer o Ano Bíblico: da forma convencional, através de leitura ou através de áudios.

O aspirante a Líder Máster Avançado precisa escolher duas das sete áreas principais de abrangência para a sua formação e realizar os requisitos das áreas escolhidas.

Não há mais a exigência da conclusão do Mestrado em Ecologia ou de Habilidades Domésticas.

ORIENTAÇÕES GERAIS IMPORTANTES:

  • No caso da prova: Caso o aspirante seja reprovado não precisa mais esperar 3 meses para fazer uma nova prova. O prazo de espera, agora, é de apenas 15 dias.
  • Sobre disciplina ou remoção: Neste caso o líder perde o lenço de liderança e, consequentemente sua formação, havendo a necessidade de passar por um período de revalidação da investidura, sendo obrigatório, também, passar pela cerimônia de investidura novamente. No cartão antigo não havia essa necessidade em caso de disciplina ou remoção.


OBSERVAÇÕES SOBRE O NOVO CARTÃO DE LIDERANÇA:

  1. Em relação ao prazo de transição: O prazo de transição dos cartões antigo para o novo será de 2 anos, ou seja, de 2020 a 2021, conforme orientação da Divisão Sul-Americana - DSA.
  2. Em relação ao cumprimento dos cartões:
  • O aspirante que está fazendo o cartão antigo poderá continuar, desde que seja investido até o ano de 2021, que é o prazo final para a transição dos cartões do antigo para o novo. Caso contrário perderá os requisitos concluídos, devendo começar novamente no novo cartão, após 2021;
  • O aspirante que está fazendo e já concluiu metade, não menos que isso, do cartão poderá migrar para o novo cartão e aproveitar os requisitos já realizados no antigo;
  • O aspirante que vai iniciar o cartão, seja ele qual for, deverá iniciar com o novo cartão. Não há, para o aspirante que irá iniciar a classe, seja ela qual for, a opção de iniciar com o antigo cartão, mesmo que esteja no prazo de transição.
Ministério Jovem MPA
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora